Celso Amorim pode ser o candidato das esquerdas ao governo do Rio, caso Freixo não aceite missão


Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 50 segundos

Nota publicada no jornal O Dia informa que PT e PC do B resolveram abrir mão de candidatura, caso o deputado Marcelo Freixo (PSOL) aceite ser candidato das esquerdas ao governo do Rio nas eleições deste ano. Como dificilmente Freixo aceitará a missão, abrem-se portas para uma candidatura alternativa, como a do ex-ministro e chanceler Celso Amorim.

Existem dois problemas que tornam muito difícil que Freixo aceite concorrer ao governo do Rio.
  1. Com a reforma política, partidos pequenos precisam aumentar sua representatividade na Câmara ou perdem recursos do fundo partidário e tempo de TV. É o caso do PSOL. Freixo é o homem escalado pelo partido para disputar uma cadeira na Câmara Federal e puxar votos. Saindo candidato ao governo prejudica o partido. 
  2. Freixo comandou a CPI das Milícias na Assembleia do Rio de Janeiro e está jurado de morte por isso. Como deputado, tem direito a uma escolta 24 horas, para cuidar de sua segurança e garantir sua vida. Se sair para disputar o governo e perder, fica sem mandato e, portanto, sem proteção.

Caso Freixo recuse a proposta e mantenha sua candidatura a deputado federal, o nome do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim pode ser a alternativa para a sonhada consolidação de uma candidatura da esquerda unida no Rio - com exceção do PDT, ainda muito atrelado ao MDB de Cabral.

Amorim é diplomata de carreira, primeiro colocado em sua turma no Instituto Rio Branco, escolhido pela revista Foreign Policy como "o melhor chanceler do mundo". Nada como um homem habituado a negociar com os mais importantes e diversos líderes mundiais para levar adiante essa inédita união das esquerdas e, se eleito, a sociedade do Rio para um governo com desenvolvimento social e econômico na construção de uma sociedade de paz.

Com Freixo ou Amorim, o importante é que as esquerdas se unam em torno de uma candidatura viável ao governo do Rio.




Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello