Realizador do documentário 'Kony 2012' preso nos EUA 'por perturbar o trânsito' ou por 'estar nu e masturbar-se'

Nascido nos EUA, Jason Russell (imagem ao lado), de 33 anos, ficou "famoso por seu documentário polêmico "Kony 2012", sobre o líder da violenta rebelião ugandesa do Exército de Resistência do Senhor (LRA), tido como responsável pela tortura e exploração de milhares de crianças ugandesas".

O bandido denunciado por Russell ainda está solto, mas ele não:

O realizador do documentário sobre o criminoso de guerra ugandês Joseph Kony, filme que fez furor na Internet, foi detido e hospitalizado em San Diego, anunciou a polícia e a organização Invisible Children.

O site da NBC de San Diego noticia que Jason Russell foi detido perto da praia Pacific Beach, embriagado e com um comportamento bizarro. Andra Brown, do Departamento Policial de San Diego, disse que "ele não foi preso". "Durante a avaliação, apercebemo-nos de que ele, provavelmente, precisaria de cuidados médicos por causa das coisas que dizia." Várias pessoas tentaram acalmá-lo e quando a polícia chegou ele estava cooperante.

A polícia de San Diego, Califórnia, disse à AFP que na quinta-feira de manhã, foi chamada por causa de um “indivíduo que corria na rua, a gritar, e a perturbar a circulação”. “Uma pessoa disse que ele estava nu e a masturbar-se, outras que perturbava o trânsito e danificava veículos”, disse a porta-voz da polícia.

Recebi o seguinte vídeo como sendo do Jason peladão. Será?



O jornal português Público informa que o responsável pela Invisible Children, Ben Keesey, disse que “as últimas duas semanas foram muito difíceis para nós, especialmente para Jason, e isso terá originado o incidente”.

Já o governo de Uganda contesta o documentário, em linhas gerais dizendo que busca a prisão de Kony, que seu reinado de terror está em declínio desde 2005 e principalmente que Kony não está Uganda.

Confira o vídeo com o primeiro-ministro de Uganda:



.