As últimas pesquisas Datafolha e Ibope

As duas últimas pesquisas publicadas, a do Datafolha e a do Ibope, apresentam duas tendências coerentes e duas divergências discrepantes, embora dentro da margem de erro.

As tendências coerentes são: ligeira queda de Lula e uma mais acentuada subida de Alckmin, nos dois institutos. As divergências estão nos números. Segundo o Datafolha, Lula teria 49% das intenções de voto e Alckmin, 31%. Já para o Ibope, Lula teria 47% e Alckmin, 33%. Ou seja, para o Ibope, Lula está dentro da margem de erro cheia - de 2% - para baixo (49-47), e, curiosamente, Alckmin dentro da margem cheia do Datafolha, mas para cima (31-33). Isso acumula uma diferença de 4%, que foge da margem de erro das duas pesquisas.

Da última vez em que os institutos apresentaram números diferentes, o Datafolha estava certo, apontando uma subida de Alckmin que o Ibope ainda não havia captado. Vamos ver agora.

A boa notícia para os tucanos é que, mais do que os números em si, o importante na avaliação das pesquisas é a tendência que elas apontam, e nisso os dois institutos concordam.

A uma semana da eleição, o escândalo do dossiê colocou Alckmin novamente no jogo. A questão é saber se as tendências serão mantidas ao longo da semana, ou não. Se forem mantidas, a maior probabilidade é de que haja um segundo turno.

Se esta é sua primeira vez neste blog, clique aqui
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos